Devido
a sua abrangência e interatividade o computador tem se apresentado cada vez
mais como um recurso tecnológico importante e necessário no ambiente
educacional. Sua utilização nas escolas trouxe uma nova dinâmica possibilitando
a ampliação das estratégias de ensino, encurtando distâncias e facilitando a
informação e a comunicação.
A
sociedade está mergulhada em ambientes
de muitas informações, dessa forma as escolas precisam estar atentas para
acompanhar o ritmo acelerado de informações, linguagens visuais e virtuais, os recursos
multimídicos e as diversas novidades apresentadas através das novas
tecnologias. Diante disso faz-se
necessário que a escola e os professores se apropriem dos recursos e cultura da
informática em seu potencial para que possam atuar de maneira eficaz buscando
envolver os alunos numa aprendizagem mais significativa.
É importante
ressaltar que os professores mediadores, que atuam diretamente no laboratório
de informática e, os professores regentes, que atuam em sala de aula, mas que
se utilizam da informática para
desenvolver seu conteúdo, são as chaves principais para fazer com que
todo esse aparato tecnológico seja utilizado de forma adequada. Pois o
computador por si só não traz conhecimento e Moran (2006, pg. 143)
ao comentar essa situação, nos lembra que “a
utilização da informática só tem significado se for aliada e relacionada aos
conteúdos aplicados em sala de aula e também precisam estar de acordo com o que
se pretende que os alunos aprendam”. O papel desse professor é de mediar o
processo, propor caminhos mais reflexivos, críticos, envolventes e
transformadores.
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