PROJETO OLIMPIADAS 2016



Nesse ano que as Olimpiadas vão acontecer no Brasil na cidade do  Rio de Janeiro, os alunos da Umef Emília irão descobrir o mundo das Olimpíadas, sua origem, os aneis olimpicos e seus significados, os continentes, a diversidade dos esportes participantes, os principais países e suas referidas bandeiras. 


O projeto começou a ser desenvolvido no mês de julho  e os alunos ficaram muito motivados principalmente depois da visita da  tocha olímpica na escola. A Tocha foi recebida com muita expectativa e euforia pelas crianças que ficaram atentas a tudo que era relatado e as curiosidades sobre a tocha. 

Depois da visita foi só aproveitar o momento e assim o projeto foi fluindo com muita dedicação. Esse projeto trouxe muita diversidade de pesquisa, novos aprendizados, curiosidades, disputa olímpica na quadra da escola e também no laboratório de informática através de jogos educativos on line de português e matemática. A diversão foi garantida e os alunos classificados, na  final, disputarão  a medalha e um prêmio de primeiro e segundo lugar.

quer mais dicas sobre as olimpíadas: acesse https://dicasecuriosidadesemfoco.blogspot.com.br


veja o SITE OFICIAL DOS JOGOS OLIMPICOS
  A cerimonia de abertura será na sexta-feira, dia 05/08  no horario das 20:00hs.

 SEQUENCIA DIDÁTICA DO PROJETO com os alunos de 3o. e 4o. anos

Foi realizado uma  Pesquisa no site oficial das olimpíadas para conhecer as curiosidades e os esportes participantes dos jogos. Depois disso os alunos utilizaram o  programa editor de texto para digitar os 10 esportes escolhidos pelos alunos. Com alguns nomes ja digitados foi proposto que os alunos criassem individualmente um caça palavras. Para isso utilizamos o programa  Criador de caça palavras para inserir os esportes digitados. Depois realizamos uma dinâmica com troca de computadores. Então cada aluno realizava a tarefa elaborada por outro aluno da mesma  turma. Essa dinâmica motivou os alunos para seguir com os novos aprendizados.

Ainda na sala de informática os alunos realizaram o desenho do esporte escolhido. Usaram a criatividade para que o desenho ficasse bem bonito.  A proxima estapa foi pesquisar e realizar um debate sobre os benefícios e os prejuízos com realização das Olimpíadas no Brasil. Foi muito interessante! Todos os alunos queriam dar sua opnião. 

Com algumas tarefas já realizadas  os alunos ficaram cada vez mais empolgados, assim eles mesmos apresentavam novas ideias, curiosidades, reportagem e também realizaram  novas pesquisas em casa e apresentavam as novidades para a sala.

Uma ótima ideia,  que eu particularmente gostei muito de trabalhar com os alunos foi a associação entre "a tecnologia e os jogos olímpicos". Realizamos uma pesquisa e descobrimos juntos  8 novidades da tecnologia que vão estrear nos jogos olímpicos. A pesquisa foi bem curiosa e muito rica em aprendizado.

Depois de tanto trabalho os alunos também realizaram jogos educativos on line da tabuada e da cruzadinha dos esportes. Todos esses jogos mostram a pontuação e assim ficou fácil classificar alguns para a final.   clique aqui e veja algumas dicas de jogos trabalhados

E para fechar com chave de ouro, foi proposto mais uma pesquisa dos países participantes das olimpíadas e as cores das suas bandeiras. Assim os grupos de alunos escolhia um pais e criava uma camisa com seu nome e turma. Veja abaixo as camisas e o mosaico de letras criado com o nome do nosso país Brasil. 

Esse projeto contém algumas dicas que também podem ser inseridos a outros temas relacionados ao tema esporte na escola. Você professor poderá aproveitar várias dessas dicas e complementar o seus diversos projetos na escola.  

Ainda estamos finalizando o projeto das Olimpíadas. Aguardem novidades sobre o fechamento do projeto e os vencedores nos jogos educativos olímpicos on line. 


Veja logo abaixo alguns desenhos e trabalhos realizados na aula de tecnologia
 






 

 

 

 

     aluno 4º ano A  Tiago          aluna 4º ano C Ana Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário